Cantores
Leia abaixo todas as informações necessárias para jogar na carreira.
Como jogar
Após entrar na comunidade, você deverá se encaminhar ao tópico de Cadastro de Personagem. Depois de pegar a ficha de cadastro, você deve começar a preenchê-la com as informações básicas de seu artista, essas são: nome, idade, origem, gravadora, gênero musical e biografia.
Lembrando que não são aceitos cantores existentes na vida real e que você precisa verificar se o artista que você quer usar como Photoplayer está disponível. Na opção de gravadora, você poderá ingressar em uma das três gravadoras ativas no jogo. A Braveheart Records — que cuida principalmente de cantores do gênero pop — fundada e administrada por Wisteria. A Sinclair Records — que cuida principalmente de cantores do gênero alternativo — fundada e administrada por Jota Sinclair ou a gravadora Olympus Records — que cuida principalmente de cantores do gênero R&B — fundada por Mei. É importante ressaltar que os gêneros musicais associados às gravadoras são baseados em que tipo de artista cada uma possui em massa, a escolha para contrato em nossas gravadoras é, antes de qualquer coisa, sua, independentemente de seu gênero musical.
Charts
Global Charts: Se tornando o chart mais importante do jogo, o Global Charts é responsável por rankear as posições dos singles ao redor do mundo. A tabela é composta pelos quatro principais charts do globo: Billboard (Estados Unidos), UK Charts (Reino Unido e consequentemente Europa), Latin Charts (América Latina) e Asia Charts (Ásia).
Billboard Hot 200: A Billboard 200 é uma lista que classifica os 200 álbuns e EP mais vendidos em escala global. A lista é publicada semanalmente pela revista Billboard (com matriz nos Estados Unidos). É frequentemente usada para medir a popularidade de um artista.
iTunes: A iTunes Store é uma loja de mídia digital on-line baseada em software operada pela Apple Inc. que abriu em 28 de abril de 2003, como resultado do esforço de Steve Jobs para abrir um mercado digital de música.
Spotify: O Spotify é o maior serviço de streaming de música, podcast e vídeo que foi lançado oficialmente em 7 de outubro de 2008. É o serviço de streaming mais popular e usado do mundo.
Youtube: O YouTube é um site americano de compartilhamento de vídeos com sede em San Bruno (Califórnia). Os charts do Youtube contabilizam as views totais dos vídeos lançados pelos artistas semanalmente.
Obs: em caso de empate nos charts – quando dois artistas registram o mesmo valor de divulgação – o fator decisivo é o nível, quem estiver com o nível maior se sobressai. Em casos em que o nível dos artistas é igual o desempate é feito com base na quantidade de trabalhos registrados no Wiki, aquele com a maior discografia irá se sobressair.
Singles
Atividades (PERMITIDAS ANTES DO LANÇAMENTO DO SINGLE)
Teaser ‘Pre-Release’: 50% (Vídeo de no mínimo 15 segundos anunciando o lançamento)
Revista Online ‘Pre-Release’: 50% (Capa, photoshoot, entrevista e matéria – a revista pode ser publicada através de uma notícia, link via Instagram, tweet e afins)
Notícia Billboard.com ‘Pre-Release’: 25% (Notícia exclusiva para o site sobre futuro single – é necessário citar o nome do mesmo)
Social Post ‘Pre-Release’: 25% (Postagem nas mídias sociais pessoal revelando a capa do single ou imagem do vídeo oficial)
*Atividades pre-release devem ser cadastradas no primeiro registro do projeto. Essas atividades servem para gerar um acúmulo de porcentagem que complementará o debut do mesmo.
Atividades (PERMITIDAS UMA VEZ POR SINGLE)
Vídeo oficial: 100%
Lyric vídeo: 100%
Behind the Scenes: 50% (vídeo editado e legendado, mín. 1 minuto);
Visualizer video: 50%
Vertical video: 50%
Atividades (PERMITIDAS UMA VEZ POR MÊS)
Material em vídeo: 100% (entrevista ou matéria legendada, mín. 2 minutos);
Merch: 100% (Mínimo quatro produtos - viníl, cd, box, poster, camiseta, etc);
*Combo em outro Polo: 100% (entrevista e performance em um mesmo programa);
*Entrevista em outro Polo: 50%
*Performance em outro Polo: 50%
*Atividades dessa espécie acrescentam valores diretamente no mercado/polo em que foi executado;
Atividades (PERMITIDAS UMA VEZ POR SEMANA)
Combo: 100% (entrevista e performance em um mesmo programa);
Revista completa: 100% (capa, photoshoot, entrevista e matéria) ;
Performance: 50%
Entrevista: 50%
Turno Específico: 35% (bastidores da criação – composição, gravação, produção, etc – do single);
Turno Geral: 35% (em programas de televisão ou rádio participando de atividades não relacionadas a música – e consequentemente divulgando seu trabalho de maneira indireta);
Capa de Revista: 35%
Destaque em Playlist: 35% (Spotify, Apple Music, etc);
Atividades (PERMITIDAS A PARTIR DA QUARTA SEMANA DO SINGLE)
EP de remixes: 30% (mín. 3 faixas)
Single em promoção: 10%
Remix do single: 10% (DJ, feat. ou live)
*Atividades a partir da quarta semana não entram no limite semanal;
Regras de Divulgação (Singles)
-
O limite semanal para singles permite que o artista executa no máximo cinco atividades da lista acima
-
Só é permitido dois vídeos por semana, independente da origem do mesmo
-
Entrevistas precisam ter no mínimo 7 perguntas – é necessário que existam no mínimo 7 interrogações (?) em uma divulgação categorizada como entrevista para que a mesma seja válida
-
Matérias precisam ter no mínimo 10 linhas – linhas incompletas também são contabilizadas
-
Performances devem conter no mínimo 10 linhas – linhas incompletas também são contabilizadas
-
Photoshoots devem conter no mínimo 4 fotos
-
Divulgações classificadas como pré-release só possuem validade se forem feitas em até trinta dias antes do lançamento oficial do single. Após o tópico ser criado o artista não poderá mais fazer as divulgações dessa categoria – essa divulgação deve ser feita antes da criação do tópico.
-
O ‘combo em outro polo’ deve ser feito obrigatoriamente em um mercado que não seja o principal do artista
-
O valor mínimo para um registro ser validado é de 50% independente de sua origem (pode ser 50% através de investimento ou divulgação regular).
-
É obrigatório que, ao registrar seu material, ele esteja registrado no ascap. Projetos não registrados não entrarão nos charts.
*Lançamentos feitos no sábado não poderão ser registrados no mesmo dia, ou seja, qualquer tipo de lançamento feito no sábado só poderá entrar nos charts na próxima semana;
**Divulgações classificadas como inválidas receberão metade de seu valor original;
Investimentos
Semanalmente o artista poderá utilizar até cem por cento de seu box para investir no impulsionamento de seu lançamento. Esse valor deverá ser distribuído nas três principais plataformas musicais: iTunes, Spotify e Youtube.
Lembrando que nenhuma plataforma pode receber menos de 10%. Veja abaixo sugestões de distribuição:
Investimento 100% = 60% iTunes / 20% Spotify / 20% Youtube
Investimento 100% = 30% iTunes / 30% Spotify / 40% Youtube
Investimento 100% = 10% iTunes / 80% Spotify / 10% Youtube
Investimento 80% = 20% iTunes / 20% Spotify / 40% Youtube
Investimento 50% = 30% iTunes / 10% Spotify / 10% Youtube
Investimento 30% = 10% iTunes / 10% Spotify / 10% Youtube
¹ O mínimo para investimento é de 30%.
² Valores no iTunes contribuem diretamente para o Global Charts, enquanto Spotify rende números para a plataforma e Youtube rende visualizações para o vídeo.
³ Quando um artista não especifica sua distribuição de investimento todas as três opções (iTunes, Spotify e Youtube) recebem igualmente o valor de 33%.
Colaborações
Deverá ser usada a nomenclatura 'feat' para uma colaboração onde o artista convidado auxilia o cantor principal no pré-lançamento do single, seja com a composição, produção, edição ou apenas cedendo o uso de sua imagem; sendo uma mera parceria na música.
A nomenclatura 'with' é destinada a casos em que ambos os artistas trabalham em conjunto para o lançamento do single, tanto no pré quanto no pós-lançamento. Nesse caso os artistas podem dividir a divulgação da canção, sendo registrada para ambas discografias, assim como toda a venda, peak e prêmios da música.
Remixes
Os artistas recebem o direito de lançar um remix oficial por era, tendo que ser obrigatoriamente em parceria com outro cantor ou dj que esteja em nosso cadastro.
O remix poderá ser lançado da quarta semana em diante do lançamento original e não receberá nenhum tipo de desconto em sua estreia, sendo somado ao valor atual do single nos charts + primeira divulgação da nova versão.
Assim que for registrado, o remix substituirá o single original nas tabelas, e caso seja um dueto 'with' será creditado também o artista que estiver incluso na nova versão.
Álbuns
Atividades (PERMITIDAS ANTES DO LANÇAMENTO DO SINGLE)
Pré-venda ‘Pre-Release’: 50% (Tópico com capa e tracklist completa ou parcialmente);
Revista Online ‘Pre-Release’: 50% (Capa, photoshoot, entrevista e matéria – a revista pode ser publicada através de uma notícia, link via Instagram, tweet e afins)
Teaser ‘Pre-Release’: 30% (Vídeo de no mínimo 20 segundos anunciando o lançamento);
Notícia Billboard.com ‘Pre-Release’: 10% (Notícia exclusiva para o site sobre futuro álbum – é necessário citar o nome do mesmo);
Social Post ‘Pre-Release’: 10% (Postagem nas mídias sociais pessoal revelando a capa do álbum);
*Atividades pre-release devem ser cadastradas no primeiro registro do projeto. Essas atividades servem para gerar um acúmulo de porcentagem que complementará o debut do mesmo.
Atividades (PERMITIDAS UMA VEZ POR ÁLBUM)
Atividades Visuais: 500% (Documentários, trechos de filmes/séries, entrevistas, compilado de vídeos, etc. mín. 7 minutos);
Studio Session: 200% (Mínimo três performances - Vevo Live Performance / Vevo Studio / Vevo DSCVR, MTV Special, Apple Music, etc);
Track by Track: 200%
Merch I: 200% (Mínimo seis produtos - viníl, cd, box, poster, camiseta, etc);
Encarte: 100% (Mínimo cinco páginas);
Relançamento: 100%
Atividades (PERMITIDAS UMA VEZ POR MÊS)
Material em vídeo: 100% (entrevista ou matéria legendada, mín. 1 minuto);
Merch II: 100% (Mínimo quatro produtos - viníl, cd, box, poster, camiseta, etc);
Atividades (PERMITIDAS UMA VEZ POR SEMANA)
Turnê: 300% (Mínimo cinco shows);
Festival: 200% (Mínimo três performances);
Combo: 100% (entrevista e performance em um mesmo programa);
Revista completa: 100% (capa, photoshoot, entrevista e matéria);
Destaque em Playlist: 50% (Spotify, Apple Music, etc);
Performance: 35%
Entrevista: 35%
Turno Específico: 35% (bastidores da criação – composição, gravação, produção, etc – do álbum);
Turno Geral: 35% (em programas de televisão ou rádio participando de atividades não relacionadas a música – e consequentemente divulgando seu trabalho de maneira indireta);
Regras de Divulgação
-
O limite semanal para singles permite que o artista executa no máximo cinco atividades da lista acima
-
Só é permitido dois vídeos por semana, independente da origem do mesmo
-
Entrevistas precisam ter no mín. 7 perguntas
-
Matérias precisam ter no mínimo 10 linhas – linhas incompletas também são contabilizadas
-
Performances devem conter no mínimo 10 linhas – linhas incompletas também são contabilizadas
-
Divulgações classificadas como pré-release só possuem validade se forem feitas em até sessenta dias antes do lançamento oficial do álbum
-
Atividades visuais podem ser postadas de forma completa ou divididas em quantas partes o artista desejar, desde que tudo some mais de 7 minutos. O material precisa ter no mínimo 4 minutos de legenda original.
-
Shows em turnês precisam ter no mínimo 10 linhas – linhas incompletas também são contabilizadas
-
A atividade Studio Session precisa possuir uma capa/banner específico similar aos exemplos.
-
Assim que um álbum é registrado todos os singles da era (que estão charteando ou debutando na mesma semana) ganham uma bonificação
*Lançamentos feitos no sábado não poderão ser registrados no mesmo dia, ou seja, qualquer tipo de lançamento feito no sábado só poderá entrar nos charts na próxima semana;
Versões (Deluxe, Target ou Japão):
Geralmente um álbum é lançado em sua versão padrão (standard), contendo uma determinada quantidade de faixas e duração. Também é comum um álbum ser disponibilizado com faixas extras – que vão além do Standard – e essas ‘edições’ são categorizadas como edições “de luxo”. Na Legacy você pode escolher lançar, além da versão standard, as versões deluxe, target ou japão, seguindo as regras a seguir:
-
Deluxe: Essa versão precisa de uma capa alternativa à standard e precisa conter no mínimo duas novas faixas do disco;
-
Target: Essa versão precisa de uma capa alternativa à standard/deluxe e precisa ter no mínimo duas faixas exclusivas para a rede de departamento;
-
Japão: Essa versão precisa de uma capa alternativa à standard/deluxe/target e precisa ter uma faixa exclusiva para o país;
Lembrando que em nenhuma dessas versões é necessário a criação de um novo tópico ou link para o álbum, porém, o lançamento ‘interpretativo’ de uma nova versão deve ser feito através do Billboard.com (contendo capa, nome das novas faixas e informações da nova versão).
Relançamentos
Os relançamentos são permitidos após de três meses do lançamento do disco. É necessário que a tracklist original seja preservada e o artista deve incluir no mínimo 3 músicas exclusivas (caso o disco já tenha versões – seja deluxe, target ou japão – elas não são válidas para essa inclusão). Lembrando que é necessário criar um novo tópico para esse relançamento.
Em questão de charts quando o relançamento for debutar será somado com a versão original do álbum (como por exemplo Chaotic + Chaotic: Nocturne Edition: X Sales Worldwide). A versão original seria substituída pela nova versão, somando a vendas das duas como se fosse um álbum só. No Metacritic a primeira versão e seu relançamento receberão perfis divergentes.
Turnês
Uma turnê é um projeto onde o artista pode se conectar com o seu público e também alavancar as vendas de seu álbum atual. Para dar início a sua turnê, é necessário que você anuncie a mesma através de algum tópico, notícia ou evento.
Após o anuncio da turnê, você realizará os shows semanais, sendo esses os responsáveis pelo arrecadamento final. Para isso basta postar o resumo de cinco shows, contendo fotos, bastidores ou vídeos de como foi a apresentação em determinado local. Você também pode inserir o número de público total e ingressos vendidos, porém eles serão fictícios e não terão relação com o lucro final da turnê.
É obrigatório fazer um único show ao vivo para ter acesso ao boxscore final da turnê. Essa apresentação pode ser feita de quatro formas diferentes: início ou encerramento (em um festival da comunidade); início ou encerramento (evento próprio realizado unicamente pelo artista).
Ao completar todas as datas planejadas e realizar um show ao vivo, você pode registrar sua turnê no tópico respectivo.
ASCAP
A principal função do ASCAP é arquivar todas as bases previamente utilizadas no RPG, garantindo total direito autoral ao artista que as registrou. É importante lembrar que é estritamente proibido utilizar materiais de terceiros sem autorização. Bases de artistas não ativos na comunidade são de uso livre.
ERAS
Eras podem ser desenvolvidas através de um EP (desde que o material tenha no MÍNIMO três faixas) ou através de álbums (desde que o material tenha no MÍNIMO nove faixas).
Verba via Gravadora
As gravadoras são responsáveis por seu artistas e todos os artistas contratados devem participar de reuniões com a mesma. A cada era (ano/álbum) a gravadora libera uma verba de 50%, onde você pode distribuir na divulgação por toda a era como bem entender. Lembrando que assim que você fizer seu cadastro você deve procurar os CEOs de sua gravadora, agendando uma reunião e começando a trabalhar em seus novos projetos. Essa verba deve ser solicitada através do tópico Box.
Atividades Complementares
Atividades complementares (revista especial ou site) só podem ser feitas de trinta em trinta dias.
Revista Especial: 30% (editor / cantor principal)
Uma revista especial nada mais é do que uma revista criada por um player (como essa em exemplo). Cada player pode criar a sua e lançar uma edição mensal, tendo que ter obrigatoriamente um outro artista como foco/matéria principal da mesma. Ambos, editor da revista e artista convidado ganham o valor de 30% que podem ser usados a qualquer momento após a postagem da mesma.
Todas as revistas especiais precisam ter no mínimo as seguintes informações: uma capa, uma matéria principal, uma entrevista com no mínimo dez perguntas e uma coluna diversa (como uma página falando sobre acontecimentos do universo Legacy, fazendo análises de singles, de álbuns ou qualquer outro assunto que não seja focado no artista convidado).
Lembrando que uma revista especial só pode ser lançada uma vez por mês (por player, seja editor/artista principal da revista), considerando que ambos trabalham igualmente para conseguir tal bônus. Uma próxima edição só pode ser postadas após trinta dias do último lançamento, fique atento.
Site de Notícias: 30% (editor)
Os players agora podem criar revistas/blogs/veículos online postando notícias/reviews diárias/semanais sobre os demais artistas da comunidade e o universo Legacy como um todo.
Para fazer isso é necessário que o player crie um perfil específico para esse projeto e poste todo o conteúdo em um tópico que servirá de site. O dono/redator da revista/blog/veículo recebe o valor de 30% fora do box a cada cinco matérias com no mínimo quinze linhas cada.
Aproveite essa oportunidade para prestigiar trabalhos alheios, escrever sobre as novidades do mundo da moda, atuação e música ou até mesmo escrever fofocas sobre os artistas. Lembrando que, após registrado, esse valor só pode ser registrado novamente após 30 dias do último registro.
Níveis
Leia abaixo todas as informações necessárias para concluir os níveis da carreira. Um requisito só é validado após ser registrado no tópico de regitros de cantores, o material não precisa, necessariamente, estar registrado no tópico Wiki para ser válido como evolução de nível.
(Ex: Se para você subir de nível o único requisito que falta é ter emplacado um single no top 10 da Billboard, você pode comprovar isso através dos charts sem solicitar o fechamento das vendas no Wiki).
01 · NEW WAVE
Requisitos
1. Ser contratado por uma gravadora;
02 · TOP PROMISE
Requisitos
-
Ter lançado no mínimo dois singles oficiais; (Sejam eles solo ou através de colaborações [with])
03 · NOTORIOUS
Requisitos
-
Ter emplacado um single no top 10 da Billboard Hot 100;
-
Ter vendas superiores a 10 milhões de cópias ao redor do mundo;
04 · FAMOUS
Requisitos
-
Ter lançado seu primeiro álbum;
-
Extrair ao menos dois singles da mesma era;
-
Ter vendas superiores a 20 milhões de cópias ao redor do mundo;
05 · RISING STAR
Ao atingir esse nível o cantor ganha o valor de +25% fora do box.
Requisitos
-
Ter lançado seu segundo álbum de estúdio;
-
Ter emplacado um single no top 5 da Billboard Hot 100;
-
Ter vendas superiores a 30 milhões de cópias ao redor do mundo;
06 · STAR
Ao atingir esse nível o cantor ganha o valor de +50% fora do box.
Requisitos
-
Ter lançado no mínimo sete singles oficiais (solo);
-
Ter emplacado um single no top 3 da Billboard Hot 100;
-
Ter vendas superiores a 40 milhões de cópias ao redor do mundo;
-
Ter realizado uma turnê (mundial ou não);
-
Ter lançado uma soundtrack;
07 · SUPER STAR
Ao atingir esse nível o cantor ganha o valor de +75% fora do box.
Requisitos
-
Ter lançado seu terceiro álbum de estúdio;
-
Ter emplacado um single no topo da Billboard Hot 100;
-
Ter emplacado cinco singles no top 10 da Billboard Hot 100;
-
Ter um projeto classificado como diamante (vendas superiores à 10 milhões);
-
Ter vendas superiores a 50 milhões de cópias ao redor do mundo;
08 · ROYALTY
Ao atingir esse nível o cantor ganha o valor de +100% fora do box.
Requisitos
-
Ter lançado seu quarto álbum de estúdio;
-
Ter emplacado três singles no topo da Billboard Hot 100;
-
Ter emplacado dez singles no top 10 da Billboard Hot 100;
-
Ter realizado uma turnê mundial;
-
Ter dois projetos classificados como diamantes (vendas superiores à 10 milhões);
-
Ter vendas superiores a 80 milhões de cópias ao redor do mundo;
09 · ICON
Ao atingir esse nível o cantor ganha o valor de +150% fora do box e o direito de se apresentar no superbowl.
Requisitos
-
Ter lançado seu quinto álbum de estúdio;
-
Ter lançado no mínimo quinze singles oficiais;
-
Ter vendas superiores a 130 milhões de cópias ao redor do mundo;
-
Ter um single classificado como ‘Perfect Kill’ ou ‘Perfect All Kill’;
-
Perfect Kill: Emplacar um single em primeiro lugar nos principais charts globais de forma não simultânea;
10 · LEGEND
Ao atingir esse nível o cantor ganha o valor de +200% fora do box e o direito de receber o prêmio nobel da música.
Requisitos
-
Ter lançado seu sexto álbum de estúdio;
-
Ter lançado um álbum de Greatest Hits;
-
Ter realizado três turnês mundiais;
-
Ter lançado no mínimo trinta singles oficiais;
-
Ter emplacado cinco singles no primeiro lugar da Billboard Hot 100;
-
Ter vendas superiores a 300 milhões de cópias ao redor do mundo;
-
Ter um single obrigatoriamente classificado como ‘Perfect All Kill’;